Sobre
Quem?
Sou músico, e diria que quase sou músico desde que nasci, não fosse uma memória da vontade de ser piloto de avião ou cozinheiro quando criança. Num ambiente familiar bastante musical, comecei a tocar e ter aulas de bateria com 8 anos de idade, tive bandas de rock com meu irmão e amigxs. Com 16 comecei a ter aulas de piano com meu pai, onde aprendi a ler as alturas das notas em partituras, fiz pequenos arranjos para piano, e também nesse período surgiram os primeiros trabalhos profissionais como baterista, tocando jazz em hotéis e bares de Rio Claro/SP, minha cidade natal.
Entrei com 17 anos no Conservatório de Tatuí e lá conheci muitos amigxs, musicistas incríveis com os quais aprendi muita coisa e ganhei muitas "horas de voo" de experiência tocando. Ouvi também muita música, uma das maiores fontes de aprendizado musical, saber ouvir é a chave para saber tocar. Segui profissionalmente tocando em casamentos, festas, concursos, gravações, festivais, toquei com grupos de dança, no Brasil, na Alemanha, Argentina, Uruguai.
Me mudei para Campinas, tendo ficado 2 anos indo semanalmente para São Paulo, e nessas duas grandes cidades também pude conhecer muitos outros amigxs e definitivamente começar a trabalhar pra valer, dando aulas e tocando mais e mais. Conclui minha graduação, escrevi um livro, gravei discos, produzi festivais, escrevi projetos aprovados e reprovados em editais, escrevi artigo, produzi programas pra rádio, escrevi uma dissertação de mestrado, passei em um concurso público na UFG e me debrucei sobre tudo que poderia ser interessante para meu desenvolvimento artístico e humano. Muito obrigado a todxs que participaram e participam desse desafio da vida. Parte desses resultados estão aqui nesse site, espero que gostem.
Experiencia
Trabalhos
Professor da EMAC | UFG - Site
2018 - presente
Participei em junho de 2018 do concurso público para professor efetivo de Bateria e Prática de Conjunto da EMAC - Escola de Música e Artes Cênicas da UFG- Universidade Federal de Goiás. Uma semana de provas bastante cansativa onde toquei, escrevi, dei aula e falei sobre mim. Eram 5 candidatos, o ambiente estava amigável e no ultimo dia já veio o resultado. Assumi o cargo em agosto e estou aprendendo a ser professor universitário, mas colocando também, na medida do possível, minhas ideias de aula, relações com alunos e espaços públicos. Em 2019 assumi a coordenação do LABORIS - Laboratório de Musica Popular "Bororó Felipe" da EMAC/UFG e organizei o 1º Festival de Musica Popular da EMAC. Em 2022 ajudei na criação do primeiro Bacharelado em Música Popular do Centro-Oeste e fui em 2023 o primeiro coordenador do curso.
Professor do CMS - Site
2013 - 2018
Comecei a dar aulas no Conservatório Municipal de Socorro em 2013 dando 10 horas semanais de bateria, percussão e prática de conjunto. Além disso fui Tesoureiro do ICA - Instituto Cultura e Arte, que gere o CMS através da parceria publico/privada.
Conversa Instrumental - Rádio Ufscar 95,3FM.
2015 - 2021
Eu e Klesley aprovamos o edital da Rádio Ufscar para preenchimento da grade pela população e o primeiro programa foi ao ar em 2015, com 1 hora de duração era lançado mensalmente pela Rádio. O sucesso do programa nos mantém no ar até hoje com algumas alterações no formato. Trabalho com a captação e edição do áudio, e junto com Klesley realizamos as entrevistas. Saiba mais aqui!
EMACS - Encontro de Musica e Artes
2015 - 2018
O EMACS - Encontro de Música e Artes do Conservatório de Socorro nasceu em 2015 e desde o início trabalhei voluntariamente na sua construção e manutenção de suas edições, que são anuais. O evento todo é produzido por mim e Beatriz Minozzi, então fiz de tudo: produtor, curador, iluminador, técnico de som, músico. Saiba mais aqui.
Baterista
2004 - presente
Iniciei profissionalmente na bateria em 2004, tocando jazz e bossa nova com o Trio Uivo em hotéis e festas na cidade de Rio Claro/SP. De lá pra cá foram inúmeras apresentações em festivais de jazz no Brasil e exterior, casas de shows, eventos, ensaios, casamentos, centros culturais, gravações, e toda sorte de espaços e trabalhos com música.
PROA - Revista de Antropologia e Arte
2017 - 2021
Em 2017 passei a fazer parte do comitê editorial da PROA - Revista de Antropologia e Arte do IFCH - Unicamp. É um trabalho em prol da criação de um espaço cientifico que colabora para a construção e divulgação de saberes. Atuo desde a seleção de pareceristas para artigos até manutenção do e-mail e administrações.
Formação
Doutorado - Unicamp (2024-)
Passei no processo seletivo da UNICAMP para o Doutorado, iniciando minhas atividades em 2024 com orientação do prof. Leandro Barsalini. O titulo do meu projeto era: "O ensino da bateria em universidades públicas brasileiras: panorama, conquistas, exclusões e propostas."
Saiba mais aqui. Acesse o projeto aqui:
Mestrado - Unicamp (2018-2021)
Passei no processo seletivo da UNICAMP para o Mestrado, iniciando minhas atividades em 2018 com orientação de Leandro Barsalini. O titulo do meu projeto era: "A bateria múltipla e suas performances".
drumset tradicionalmente americano e como se dão as técnicas envolvidas em suas performances. Saiba mais aqui. Nessa pesquisa estudei alguns bateristas brasileiros que introduziram instrumentos de percussão usados nos ritmos brasileiros dentro do
Educação Musical - UFSCAR (2013-2017)
Formado no Curso de Licenciatura em Música pela UFSCAR-EAD, no qual tive um contato maior com o mundo acadêmico, estudei pedagogia, além de reforçar o aprendizado musical já adquirido em Tatuí.
Conservatório de Tatuí - (2006-2012)
Formado no Curso de MPB/Jazz em instrumento musical, no qual estudei bateria com Cleber Almeida, Rodrigo Digão Braz e Rodrigo Marinonio entre 2009 e 2012. Aulas de pratica de conjunto com Fabio Leal, Sérgio Frigério, André Marques, Hector Costita. Aulas de percepção, harmonia, arranjo, pratica de big band, ritmos brasileiros, entre outros. Cursei também Piano Erudito entre 2006 e 2009 com Fanny de Sousa Lima.